ATF

Untitled Document ASSOCIAÇÃO DE TERAPIA DE FAMÍLIA DO RIO DE JANEIRO

CDC

Conselho Deliberativo Científico – CDC

O Conselho Deliberativo Científico (CDC) da ABRATEF foi criado em 1994,  após a realização de vários encontros entre terapeutas atuantes no Brasil, com o objetivo de compartilhar experiências e discutir questões pertinentes à clinica e à teoria da terapia de família. Com o número crescente de participantes nesses encontros, surgiu a ideia de se realizar o 1º Congresso Brasileiro de Terapia de Família.

A partir de então se reconheceu a necessidade de se uma Associação que fortalecesse o movimento e organizasse encontros melhor estruturados. Para ser o mais democrática possível, a ideia foi levada à primeira Assembleia Geral no 1º Congresso e votou-se pela criação da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar).

Fazem parte da ABRATEF a Diretoria Executiva, a Assembléia Geral, o CDC e o Conselho Fiscal. O CDC tem como objetivo a manutenção das diretrizes organizadoras e protetoras da ABRATEF. As Associações Regionais, elegem entre seus associados conselheiros que as representarão e serão seus porta-vozes.

É função do CDC elaborar o plano de trabalho e as diretrizes da Diretoria Executiva da ABRATEF, com o referendo e/ou aprovação da Assembleia, e deliberar questões de acordo com o seu Regimento Interno. Organiza e executa seu trabalho através das comissões permanentes e especiais, distribuídas entre o corpo de conselheiros.

FUNCIONAMENTO DO CDC
  • O Coordenador e o Secretário do CDC são eleitos, pelos conselheiros eleitos e pelos conselheiros do biênio anterior, na reunião que ocorre no Congresso;
  • O Coordenador do CDC organiza as comissões permanentes e especiais para atender os objetivos do biênio em exercício da ABRATEF;
  • O secretário do CDC assessora o coordenador e facilita a comunicação entre os conselheiros. Durante as reuniões elabora a ata, organiza a documentação, as procurações e as justificativas de faltas.
  • Os Conselheiros trazem suas questões e repassam os temas discutidos, as atas e as medidas aprovadas às Associações Regionais, para informar aos seus associados das deliberações e questões discutidas. É essa comunicação que legitima a função do conselheiro e do próprio CDC.
MANDATO DOS CONSELHEIROS

O conselheiro participa do CDC por um ou dois biênios. Após 4 anos não pode ser reeleito para o biênio seguinte para que os associados e as diretorias das Associações Regionais possam se fazer representar por novos associados em diferentes momentos, seguindo o seguinte critério de proporcionalidade:

  • 5 conselheiros: mais do que 100 associados titulares
  • 4 conselheiros: entre 75 e 99 associados titulares
  • 3 conselheiros: entre 50 e 74 associados titulares
  • 2 conselheiros: menos que 49 associados titulares
COMISSÕES PERMANENTES

São constituídas para tratar de temas inerentes à manutenção da ABRATEF e executar uma das funções do CDC, determinadas no Estatuto. COMISSÃO DE CONGRESSO: Objetivo:manter comunicação com as regionais, colhendo informações e oferecendo apoio ao Congresso através de trocas e sugestões.

COMISSÃO DE CRIAÇÃO E APOIO ÀS REGIONAIS E NUCLEOS: Objetivo: apoiar as regionais. Criar diretrizes para o bom funcionamento das mesmas e ou compilar e ordenar o que já existe.

COMISSÃO EDITORIAL: Objetivo: elaborar normas para todas as publicações da ABRATEF, inclusive as virtuais.

COMISSÃO DE ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO DA ABRATEF: Objetivo: elaborar ou aperfeiçoar os estatutos da ABRATEF e regimento interno do Conselho.

COMISSÃO DE FORMAÇÃO EM TERAPIA-FAMILIAR: Objetivo: discutir as grandes diretrizes referentes à Formação de Terapeutas de Família no Brasil.

COMISSÃO DE HISTÓRICO: Objetivo: Por votação unânime, transformou-se em permanente, por se julgar que a história da ABRATEF deve ser coletada ininterruptamente.

COMISSÃO DE PESQUISA: Objetivo: desenvolver a pesquisa e sua metodologia para estudo da Família e Terapia Familiar no Brasil, fazendo crescer esta especialidade.

COMISSÃO DE ÉTICA: Objetivo: Promover a reflexão e o debate sobre os princípios éticos que norteiam a prática e o ensino

COMISSÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Objetivo: Promover intercambio e estabelecer conexões internacionais.

RESUMO DOS ÚLTIMOS CDCs:

CDC Porto Alegre — 28 e 29 de Novembro 2014

CDC Curitiba — 10 e 11 de Abril 2015

Comentários encerrados.