Minha vida profissional se mistura muito com a minha estória familiar.
Quando eu era criança, e os adultos me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, se médica, dentista ou professora, eu respondia: “ Quero casar e ter um monte de filhos”!
Realizei meu primeiro desejo; tive cinco filhos e com o meu primeiro desejo realizado, parti para o meu segundo desejo: “ Saber mais sobre desenvolvimento infantil”!
Assim, fui para um curso que se chamava à época, logopedia, mais tarde fonoaudiologia, e aprendi muito como o desenvolvimento infantil acontecia… Esse curso me proporcionou a realização do meu segundo desejo e, imediatamente, me levou a realizar meu terceiro desejo: “ Ter uma profissão que levaria à minha autonomia”!
Sempre fui curiosa e fui buscar uma pós-graduação em psicomotricidade, onde apreendi a juntar corpo, mente e emoção!
Então, num congresso de psicomotricidade, assisti ao trabalho de um médico, psiquiatra e terapeuta de família chamado Moisés Groisman, que me apresentou a visão sistêmica!
Fez todo sentido para mim. As crianças que eram atendidas por mim, eram produto de um sistema, que se chama família, que me ajudava ou atrapalhava no processo terapêutico.
Passei a incluir a família no meu trabalho e os frutos foram maravilhosos, para mim, para as crianças e para as famílias!
Apareceu então o meu quarto desejo: “Ser terapeuta de família”!
Aprofundei meus estudos nessa nova visão e não consegui mais me afastar dela. As crianças e suas famílias, foram iluminadas por uma nova visão ampliada; a visão sistêmica!
E hoje, chegando aqui, tenho a declarar que fui contemplada nos meus quatro grandes desejos sendo reconhecida pelos clientes, pelo meu instituto formador e pela Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro, a qual pertenço desde 1996, como sua sócia fundadora.
Realizada, pois, com esses reconhecimentos, montei, não só uma bagagem teórica, mas também, parcerias afetivas que surgiram na organização e participação de congressos, trabalhos em grupo, em duplas, supervisões e trabalhos sociais!
Enfim, de lá para cá, hoje estou aqui, muito satisfeita e agradecida do meu percurso, das minhas conquistas e aquisições!

Elisa Motta
Fonoaudióloga, Psicomotricista e Terapeuta de Casal e Família.
Supervisora da Núcleo Pesquisas.
Membro Titular, Fundadora da ATF-RJ
Obrigada, querida Elisa. Sua trajetória é uma inspiração.