“O doente e sua doença representam para o todo familiar fator de integração ou desintegração, de ansiedade ou de tranquilidade, de necessidade ou de exclusão ”
Julio Mello Filho, 1991
Quando a família recebe o diagnóstico que uma criança é portadora de câncer é muito difícil não acontecerem dificuldades e desajustes neste grupo familiar, considerando o impacto causado pela notícia.
Sendo esta doença um acontecimento inesperado e indesejável sua descoberta traz medo da dor, do sofrimento, da insegurança em relação ao futuro e o risco de morte.
Todos os hábitos comuns a infância tornam-se distantes e alterados devido às limitações que a doença e seu tratamento impõem.
Assim a assistência a esta família é de grande importância no sentido de compreensão e suporte emocional necessário e adequado.
A desestruturação familiar causada pelo surgimento da doença é inevitável, mas a forma como cada membro da família irá reagir é imprevisível, o que qualifica a importância do nosso trabalho.
As famílias de uma criança com câncer enfrentam novos desafios, situações desconhecidas e questões especiais:
- Lamentação pela perda de infâncias “normais” e futuro imaginado;
- Culpa parental;
- Dinâmica familiar , onde podem acontecer triângulos disfuncionais;
- Aceitação da rede de apoio: médicos, familiares e amigos;
- Preocupações financeiras.
Poder oferecer a estas famílias um espaço de acolhimento e apoio , suporte emocional para que possam enfrentar estes desafios é a nossa proposta.
Abrir neste espaço segurança para que expressem suas emoções , seus sentimentos , suas tristezas e suas angústias neste período tão difícil.
Abraçar todos os membros destas famílias e buscar novas alternativas para que possam cooperar , participar e criar outras possibilidades de construção de uma nova realidade
Bibliografia :
Terapia familiar médica, S.H. Mc Daniel , J.Hepworth, W.J. Doherthy , Artes Medicas 1994.
Martha Villar do Valle
Psicóloga clínica
Psicodramatista
Especialista em Psicologia Hospitalar
Especialista em Terapia Familiar Sistêmica
Associada da ATF-RJ
martha.valle@terra.com.br