Comunicação: a arte do viver e conviver no cuidado

 De lá pra cá, aprendi a valorizar cada vez mais a Comunicação e os Relacionamentos.

Aprendi na minha família de origem a importância da Comunicação e das Relações Sociais.

Continuo a desenvolver a Comunicação para melhor viver e Conviver comigo, com os que amo e com o mundo.

Aprendo todo dia!

Minha primeira graduação, adivinhe?

Comunicação Social, em 1982, formada em Publicidade e Propaganda trabalhei muito pouco tempo na área. Não houve um encontro profissional.

Pai médico, pediatra e psiquiatra Robson Motta Barros, mãe professora, Cecília Bechara Barros, meu destino estava traçado?

No meu caso estava sim, sou psicóloga e professora, mas consegui me diferenciar e seguir meu próprio caminho integrando meus conhecimentos e descobertas, aprendendo a aprender cada vez mais.

Na Faculdade de Psicologia em 1985, descobri a minha missão: autoconhecimento, saberes diversos, contato com pessoas. Cuidar e ser cuidada! 

Não me limitei à uma teoria ou prática. Eu queria e ainda quero aprender mais! Esforcei-me para encontrar uma identidade teórico-prática, todas me encantavam. E agora?

Estudei muito Freud, paquerava a Gestalt e dava uma olhada para as teorias e práticas cognitivas comportamentais. Ás vezes, me sentia uma estranha por não ter me encantada por uma só.

Que ótimo! Assim fui descobrindo e articulando saberes e práticas com minha própria forma e estilo.

Com quatro especializações (Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde; Terapia Familiar Sistêmica; Teoria e Prática Junguiana e Terapia Cognitivo Comportamental, tão importante para o trabalho de controle do estresse, na franquia que administro – Centro Psicológico de Controle do Stress em Niterói, minha cidade natal. Conheci EMDR, uma efetiva prática clínica, além do Mestrado em Política Social ( Serviço Social UFF), que tanto ampliou meus horizontes.

Conheci a Terapia Familiar Sistêmica e a Psicologia Analítica (Jung), uma super dupla teórico-prática por intermédio das queridas mestras e amigas Ana Zagne, Noemia Kraichete e Suely Engelhard, diretoras do curso formador em terapia familiar – CAAPSY. Instituto onde me formei e me acolhe. Chamo de família CAAPSY.

A ATF-RJ faz parte da minha história. A convite da parceira e amiga Vera Risi, participei da Comissão de Comunicação. Na continuidade da minha trajetória, fui presidente da ATF-RJ por duas gestões (2016-2020).

Para complementar minha trajetória pessoal e profissional encontrei a Psico-oncologia, aprendendo com mulheres maravilhosas, participantes da ADAMA – Associação dos Amigos da Mama de Niterói, que passaram pelo câncer de mama, a arte do Viver e do Conviver em grupo, com a sabedoria da dor e da esperança. Empoderamento – uma palavra de ordem!

Não um poder de fora, mas de dentro, de autonomia, sofrimento, resistência e resiliência. Todas as mulheres da minha família e da minha história de vida, estão em mim.

Hoje com incentivo das Psico-oncologistas Marcia Stephan e Luiza Polessa, faço parte da SBPO-RJ e atualmente estou na coordenação do curso de Especialização em Psico-oncologia na PUC-Rio com a Luiza Polessa.

Abri as portas para os conhecimentos e a integração entre eles nas áreas de família, casal, estresse e psico-oncologia.

Aprender e Integrar conhecimentos, intercambiar com o mundo. Dialogar com as diferenças, comunicar-se com o mundo. Esta é minha missão! Aprender, integrar, cuidar, transmitir conhecimentos e transformar!

Sou uma entusiasta da vida e das relações. Amo trabalhos sociais, afetivos que encantam, mesmo na dureza dos desencantos, assim me encantei com o TIME HUMANIDADES na pandemia. Coordenado por Ana Luiza Novis encontrei pessoas incríveis unidas na solidariedade e no amor.

Sou fã da Esperança! Tudo junto com energia do Viver.

Falo e escuto dores e amores. Sou escuta-dor e escuta-amor. Sou fala-dor e fala-amor! Sou muitas em uma!

Sou eu!

Hoje avó com sabedoria!!

Reconhecer o meu propósito na vida fez toda a diferença na minha história.

O início é o fim:

Parafraseando o meu pai: – “A comunicação é uma arte! A arte do conviver!”

Aqui me despeço neste espaço tão significativo para mim.

Gratidão família ATF-RJ!

Ana Cristina Barros Fróes

Psicóloga, terapeuta de família e casal. Professora colaboradora do CAAPSY, Coordenadora do Curso de Especialização em Psico-oncologia PUC-Rio, Diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress Niterói, Editora da Revista Brasileira de Terapia Familiar ABRATEF, Diretora da Comissão Relações Institucionais da ATF-RJ. Mestre em Política Social - Serviço Social - UFF
anacristinabfroes@gmail.com
@anacristinabfroes