A vida não é o que se viveu, mas sim o que se lembra, e como se recorda para contá-la.
Gabriel García Márquez
Assim hoje trago para vocês recordações.
De repente o futuro virou presente.
O desejo aflorado aos 17 anos se apresenta aos 72 vivenciado de forma exuberante. Percebo que estive lá quando a psicologia se afirmava como ciência da alma. Tudo novo, não só para mim, mas para o próprio estudo da psique que engatinhava sob as égides da filosofia, dos estudiosos tantos sãos como charlatões. O caminho era um fio da navalha, e por uma ética da minha matriz familiar e por encontrar “ao acaso” profissionais sérios e comprometidos me orientei para o que hoje sou e muito me orgulho.
Falar da minha trajetória profissional é falar sobre toda a minha vida desde o início do jovem adulto. Minha vida profissional se mesclou de forma indelével a meu caminho rumo a humanização.
A profissão na verdade é o meu caminho para construir o meu ser humano- afinal a grande missão que temos no exercício da profissão.
Cada passo no exterior vem acompanhado de uma evolução interna de forma paralelas. Em constante e contínuo feedback.
No início trabalhando na Sociedade Pestalozzi e na Clínica neuropsiquiátrica CCI comecei minha percepção e a aprender que somos todos iguais e o considerado déficit pode vir a ser uma benesse para a família- um desafio e evolução.
Aprendi ali a não julgar e a educar e rever meus preconceitos. Aprendi que o acolhimento, o cuidar e a amorosidade eram mais importantes que as técnicas. E principalmente o respeito ao outro.
E até hoje prefiro a escuta e o acolhimento do indivíduo a minha frente carregado por sintomas que escondem seu Eu a criar de forma urgente um diagnóstico, prognóstico e prescrições. A escuta acurada é ouro.
Após alguns anos e já com filhos meu olhar se aprofundou, símbolos, sincronicidade, sonhos e intuições me levaram a encarar o INCONSCIENTE e o ARQUÉTIPO como a matriz do nosso ser.
Mas uma vez o acaso me encontrou no livro de Jung – o homem e seus símbolos. Mas não se esqueçam que nada é por acaso. O acaso é cheio de significados.
A formação em Psicologia Junguiana iniciou meu processo de individuação ou ”torne-se quem você é ” apregoado por Píndaro.
Foi um momento de grande crescimento e de aprofundamento do trabalho. Quanto mais as raízes se aprofundavam mais frondosos ficavam os ramos.
E nesse movimento circular dentro- fora, eu- outro em busca do meu ser e do outro- analisando o sistema familiar foi diagramado no centro da mandala.
Além da formação em Análise Junguiana entrei para a formação em terapia sistêmica familiar no Núcleo Pesquisas com Moisés Groissman- grande mestre e propulsor.
E nos levou a mim e duas grandes amigas conhecidas de todos – Ana Zagne e Suely Engelhard – a criar o CAAPSY – centro de atualização e aperfeiçoamento em Psicologia em Niterói / RJ. Hoje um Instituto formador e uma grande familia agregadora de novas idéias e pessoas brilhantes que levam a luz da familia adiante.
É esse o meu momento: colocar em foco o indivíduo no seu sistema familiar para então ir aos poucos lendo e ampliando sua história em cada página apresentada e eu como um leitor curioso em conhecer a história, vivenciando as ressonâncias, se emocionando e vibrando a cada vitória. E quem sabe ao iluminar os fatos recontar essa história do outro que também é minha?
Para melhor exercer essa tarefa comecei a fazer parte da ATF-RJ – Associação de terapia familiar que me coloca no centro dos acontecimentos e atualiza a “ fala” não só nacional mas, e também internacional.
Enfim, incluam nesse bordado os retalhos que faltam e intuam e imaginem a vida de uma pessoa que entardeceu e ainda procura com vigor e a cada dia a renovação.
Plantei árvores, tive filhos e escrevi livros.
Uma última palavra aos jovens aprendizes:
viver é preciso e deixar as coisas para traz e renovar é imperativo.

Noemia Kraichete
CRPRJ 99
Psicóloga clínica com formação em desenvolvimento e síndromes neuropsiquiátricas,
Analista Junguiana formada pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica Especialista em droga adição,
Terapeuta de familia pelo Nucleo de pesquisas Moisés Groissman Membro fundador e Diretor Técnico do CAAPSY – Centro de Atendimento e Aperfeiçoamento em Psicologia, Terapeuta familiar, Professora, e Supervisora do Instituto Formador CAAPSY, Associada titular da ATF-RJ