Dia Internacional de Conscientização sobre os Transtornos Alimentares

O dia internacional de conscientização sobre os transtornos alimentares (TA), ocorre a todo ano no dia 02 de junho. Esta é uma data de importância para sensibilização de toda sociedade a esta problemática. Esta data tem a cada ano objetivos específicos relacionados a experiência de pacientes, familiares e profissionais que lidam com enfrentamento destas patologias, que estão entre as doenças psiquiátricas com a maior taxa de morbi-mortalidade.

Neste ano o tema da campanha é “Cuidando do Cuidador” e está relacionado a necessidade de termos um olhar atento a familiares e profissionais envolvidos no cuidado de uma pessoa que sofre com um TA.

Aos cuidadores manter a saúde física e mental diante do enfretamento do stress vividos neste contexto pode ser um grande desafio. Por isto a campanha visa sensibilizar aos mesmos sobre a necessidade de manter o autocuidado e autocompaixão.

Hoje temos consolidada literatura que indica que a terapia familiar é fundamental para lidar com tais situações. A expertise do clínico em auxiliar o desenvolvimento de habilidades junto à família, para que esta possa conduzir seu ente querido no caminho da recuperação, é vital para que estes cuidadores possam lidar com a intensa carga emocional vivida no dia a dia do tratamento e assim reduzir o nível de stress inerente ao cuidado. 

Cabe ao terapeuta familiar poder reconhecer as dificuldades especificas vividas por estas famílias e apoiá-las colaborativamente para lidar com o enfretamento destas doenças!

Felipe Feijó

Psicólogo Clínico -Diretor técnico do NATA
Esp. em transtornos alimentares e obesidade - UNIARA
Esp. em terapia de família e casais – ATFRJ
Pós- graduado em mindfulness e prát. Contemplativas (PUC-RJ)
Pós Graduando em DBT ( CAAESM-ELLO) -Treinamento em RODBT Nv1 ( Radicallyopen-EUA)
Habilitado no NEW MAUDSLEY APPROACH (Dra. Jenny Langley -CEBRATA )
Treinamento em DBT-TA (Dra. Lucene Wisniewski – CEBRATA)
Treinamento em Entrevista motivacional (Dra. Neliana Figlie) NATA - Núcleo de Atenção aos Transtornos alimentares.