Livros e Publicações

Revista Abratef

Leia o conteúdo científico referente a área de terapia familiar.

Publicações de autores associados da ATF-RJ

Terapia Familiar na Prática

O que é Terapia Familiar? Como acontece? Ainda há muita curiosidade sobre como ocorre a terapia familiar na prática. Uma das maiores fontes de estresse são as relações familiares! Por outro lado, é na família, seja ela biológica ou social, que estão os recursos para o enfrentamento das tensões da vida. A partir destes e muitos outros questionamentos, o livro Terapia Familiar na Prática aborda temas relevantes comuns a todos no cotidiano da família e do casal, com as diversas práticas de profissionais renomados e experientes na área. A Terapia Familiar ocorre em ambientes clínicos, institucionais, sociais, enfim, onde há indivíduos, há famílias e estamos nós, os terapeutas de famílias.

Organizadora: 
Ana Cristina Bechara Barros Fróes Garcia

Autores(as): 
Ana Zagne
Cynthia Ladvocat
Cynthia Lira
Helena Prado
José Roberto Muniz
Lia Ganc
Liliane Cunha
Luciana Schmitt
Maria Teresa S. Pereira
Maria Cecília V. Baptista
Marfiza Reis
Noemia Kraichete
Rosane Esquenazi
Rosane Porto
Suely Engelhard

Organizadora: Ana Cristina Bechara Barros Fróes  Garcia
ISBN: 9786555236033
Edição: 1ª
Ano: 2020
Páginas: 163
Encadernação: Brochura
Editora: APPRIS

CAPÍTULO 1 . 
ESTRESSE NAS RELAÇÕES FAMILIARES: A COMUNICAÇÃO NA
PRÁTICA CLÍNICA 
Ana Cristina Bechara Barros Fróes Garcia 

CAPÍTULO 2

A PRÁTICA DA TERAPIA FAMILIAR E DO CASAL NA ATUALIDADE
Ana Maria Oliveira Zagne 
Maria Teresa Soares Machado Pereira 

CAPÍTULO 3 

A DIFÍCIL ARTE DE CONJUGAR O “NÓS” 
Maria Cecilia Veluk Dias Baptista 

 

CAPÍTULO 4 

UM OLHAR SOBRE A FAMÍLIA – CONSIDERAÇÕES SOBRE A
COMPOSIÇÃO E A FILIAÇÃO HOMOPARENTAL
Helena Prado Lopes 

CAPÍTULO 5 
TRANSEXUALIDADE – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
José Roberto Muniz 
Rosane Esquenazi 


CAPÍTULO 6 
TRIADE SAP – SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL: CRUELDADE,
DOMÍNIO E OPRESSÃO NA FAMILIA
Cynthia Ladvocat

CAPÍTULO 7 
DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA QUE INT
TERAPIA INDIVIDUAL, FAMILIAR E DE GRUPO
Rosane Carneiro Porto
Liliane da Cunha Paula 
Luciana Maria Schmitt Silva 

CAPÍTULO 8
GRUPO DE FAMILIARES DE USUÁRIOS DE DROGAS: UMA APOSTA
CONSTRUTIVA
Lia Ganc

CAPÍTULO 9

O DITO PELO NÃO DITO: TERAPIA FAMILIAR E A LINGUAGEM CORPORAL
Marfiza Ramalho Reis 

CAPÍTULO 10 
INTERATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA: TERAPIA FAMILIAR
SISTÊMICA E PSICOLOGIA ANALÍTICA – GENOGRAMA E CAIXA DE AREIA
Cynthia Lira
Suely Engelhard

CAPÍTULO 11
PARADOXO- PRÁTICA DA TERAPIA DE CASAL ATUAL EM CONFLITO COM
OS PADRÕES DE REFERENCIA INDIVIDUAIS ATÁVICOS

Noemia Kraichete

livro_norma

Pinceladas da Alma 

A autora instiga através de pequenos contos e poesia a “Revisar a vida”,  a “ Sonhar” e a continuar a sua “Procura incessante”. Essa é uma surpreendente oportunidade de você se ver inteiro pincelado em uma grande tela.

Autora: Norma Emiliano

LIVRO_mariaCristinaWerner

Família & Direito 

Este livro é resultado da vasta experiência da autora como terapeuta de família, sexóloga, psicóloga clínica, docente e pesquisadora, e busca atender a demanda por contribuições, no campo da intercessão entre a psicologia e o direito, que ultrapassem os meros debates teóricos, em geral, distantes da realidade da família, da criança e do adolescente.

Índice temático:
1. Psicoterapia familiar.
2. Família – Terapia.
3. Direito – Justiça terapêutica.
4. Sexualidade – Ofensa sexual.
I. Instituto de pesquisas Heloisa Marinho.

Autora: Cristina Werner

livro_suely

A transformação das Perdas

O livro traz mais uma ferramenta para tratar do delicado assunto das perdas e da morte, recurso das narrativas de histórias universais e coletivas para a prática clínica do terapeuta.

Tendo como fio condutor a imagem dos anciãos contadores de história, que as contavam e recontavam, ritualisticamente, para o enraizamento cultural da sua sociedade, o terapeuta por meio desse recurso construirá para seu cliente um espaço de inclusão, tornando-o capaz de reconhecer e de saber lidar com situações semelhantes àquelas absorvidas a partir dos relatos conhecidos.

O homem vive e sua vida compõe a humanidade – e assim está marcado pela morte. Ao tomar consciência de que sua história pessoal é uma repetição única das diferentes questões universais, sentir-se-á inserido e pertencente, e sua dor frente à perda ganhará nova abrangência e resolução.

Autora: Suely Engelhard

Construcionismo Social e Práticas Colaborativo-Dialógicas: Contextos de Ações Transformadoras.

Este livro, Construcionismo social e práticas colaborativo-dialógicas: contextos de ações transformadoras, reúne saberes e experiências dos principais autores internacionais e de brasileiros que transitam no movimento construcionista social e desenvolvem ideias e práticas colaborativas e dialógicas. Dentre os seus 23 capítulos, o leitor poderá dialogar com os autores sobre teorias e práticas numa diversidade de contextos e populações. Um dos propósitos deste livro, além de divulgar teorias e práticas colaborativo-dialógicas, é incentivar a publicação de trabalhos realizados por participantes do Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – ICCP – coordenado por Marilene Grandesso no Brasil, desde 2011 pelo INTERFACI.

Editora CRV Curitiba – Brasil – 2019

Organizadora: Marilene Grandesso

Etapas da Família: Quando a Tela nos Espelha

Não se pode pensar nas famílias senão como um sistema em que os indivíduos vivem o processo de crescimento. Na obra de Marfiza T. Ramalho Reis, a atenção volta-se para esse processo e, com diferentes abordagens, psicoterapeutas de família refletem sobre as diversas etapas pelas quais as famílias passam. Inicialmente, para criar raízes, seus membros se unem e vinculam, vivem as crises e dores para deixar os filhos partirem, vivem o desapego e, por fim, realizam a solidão que o processo de individuação impõe. O cinema é uma arte que, distante do padrão convencional, apresenta-nos as novas famílias formadas de casais homoafetivos; compostas de dois pais, duas mães; as que surgem da produção independente via fertilizações in vitro de doadores anônimos; as monoparentais e outras com filhos legítimos e adotivos. Pelas películas experimentamos o que foi reprimido em nós, o avesso e o reverso, e nos conhecemos um pouco mais.

Organizadora: Marfiza T. Ramalho Reis

Autores:

Marfiza Ramalho Reis
Maria Elci Spaccaquerche
Suely Engelhard
Iraci Galiás
Glória Lotfi
Maria Cecília V. D. Baptista
Vanda Lúcia D Y Benedito
Ana Cristina Froes Garcia
Ana Maria Oliveira Zagne
Nairo de Souza Vargas
Irene Gaeta
Denis Canal Mendes

A Família Em Foco – Sob As Lentes do Cinema

Nas telas do Cinema e da TV, imagens surgem e nos revelam, sendo, portanto, necessário explorá-las para compreender um sentido mais amplo da cultura e sua relação com a psique. Consideramos a análise de fi lmes muito apropriada para compreendermos essas relações de tempo e espaço, assim como as ansiedades que emergem. Quando nos permitimos ser guiados por uma história, realizamos a nossa leitura, aquela de que precisamos. Existem muitas leituras, e nossa proposta neste livro é mostrar uma leitura, interpretar personagens e símbolos sem categorizá-los. Na verdade, este livro não é sobre cinema, nem sobre a família, e sim sobre películas com a temática “família”, que tem sua importância e leitura peculiar de cada autor. Toda leitura tem a sua invisibilidade que nos convida a penetrar na tridimensionalidade da imagem e a ela nos vincular.

Organizadoras: Marfiza T. Ramalho Reis, Maria Elci Spaccaquerche

AMOR PERFEITO: A escolha sempre certa do cônjuge para adolescentes, jovens e pais.

Um bom casamento é consequência da escolha? Será que existe escolha certa e escolha errada? O problema não seria saber até que ponto a pessoa está pronta ara um projeto de vida a dois? Afinal, casamento é uma aventura que marca a história para sempre.
Responsabilidades compartilhadas entre duas pessoas que influenciam gerações, conhecer a própria história familiar e o peso que ela tem na hora de escolher, serva para que cada pessoa confirme sua responsabilidade por um casamento saudável ou insatisfatório dentro do que se espera da relação. Não existe amor escrito nas estrelas, a não ser nas estrelas familiares.

Autora: Marizete Rodrigues

LIVRO_descongelando

DESCONGELANDO O TEMPO: Técnicas em aconselhamento e terapia de família

O que faz uma família ficar paralisada no tempo emocional?
Qual o seu sintoma?
São vários caminhos e nenhum. Tantas portas e nenhuma.
Uma família em crise é um sistema sem foco. O desafio do terapeuta é lidar com a impotência dessa família em descongelar o tempo, sob diferentes ângulos de atuação.
Com referenciais da terapia sistêmica, a autora oferece fundamentos teóricos e apresenta o uso de técnicas como possibilidade de flexibilizar as relações familiares.

Todo tratamento psicológico tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar alternativas de mudanças para resolver problemas e aliviar tensões. Diferentes abordagens técnicas levam a múltiplos caminhos que certamente o profissional deverá percorrer para motivar mudanças internas e externas, funcionais e emocionais.

Autora: Marizete Rodrigues

LIVRO_metaforas_terapia

Metáforas na Terapia de Casal: Impasses e impactos

Além de fundamentar e ilustrar o uso deste recurso por renomados terapeutas, a autora vai além, dando exemplos em contextos clínicos de como construir metáforas sob medida para cada caso e como incluí-las no processo terapêutico, dentro das temáticas e dores humanas universais. Traz experiências diversas do uso de metáforas desenvolvidas no decorrer de sua longa trajetória clínica, ilustrando como seu uso favorece o processo terapêutico. Convida o terapeuta independentemente de sua abordagem, a enriquecer seus recursos de comunicação, através do uso efetivo e afetivo desta linguagem figurada, validada na literatura profissional, porém pouco ensinada. Frente aos impasses do casal, faz uma abordagem de suas dificuldades relacionais de forma fundamentada, com respeito, criatividade, leveza, humor e otimismo. Através da metáfora, a autora conecta a emoção e a razão, o simples e o complexo, permitindo “falar sobre o indizível”. As metáforas captam a atenção do cliente, criam surpresas, mobilizam emoções e pensamentos, expandindo a concepção do problema e os recursos para sua solução. Essa obra pode ser recomendada para os clientes, evocando nos mesmos a curiosidade para encontrar suas armadilhas relacionais entre as tantas citadas pela autora. O livro, com sua linguagem simples, também é muito interessante para o público leigo que ao encontrar e processar metáforas que se apliquem à suas demandas e necessidades, pode percebê-las sob novas óticas e conversar sobre elas mais facilmente.

Autora: Thelma Zugman Mazer

Genograma: Mitos e Segredos Sobre a Origem da Criança Adotiva

O grande mosaico formado por todos os que vivem a adoção no Brasil fica enriquecido com mais este precioso e importante livro de Cynthia Ladvocat, pela abordagem original e o especial destaque para o resgate e a valorização do passo inicial de toda e qualquer adoção, a chegada da criança ao seu novo lar, com sua história, com o seu passado, com sua origem. (Fernando Freire)
Cynthia Ladvocat através de seus estudos de casos e experiência clínica e no social, contribui mais uma vez de forma dinâmica para o processo de desinstitucionalização de crianças e adolescentes. Esses livros é fonte de pesquisa para todos envolvidos nos temas do abandono, institucionalização e adoção. (Claudia Cabral)

Autora: Cynthia Ladvocat

Guia da Adoção – No Jurídico, no Social, no Psicológico e na Família

As transformações na dinâmica das famílias e as recentes mudanças legais motivaram as autoras a convidar renomados profissionais que trabalham na área da adoção em contextos diversos para compor este livro. Neste Guia de Adoção, o leitor encontra um rico material em uma coletânea de textos que abordam a adoção nos campos jurídico, social e psicológico, bem como na família. Principais Características:Artigos sobre crianças, adolescentes e suas famílias escritos por profissionais do Direito, em seus aspectos jurídicos; por profissionais do Serviço Social, sobre a área da assistência social e a área antropológica; e por psicólogos e psicanalistas, que apresentam diversas questões teóricas,

Autoras: Solange Diuana, Cynthia Ladvocat

Histórias de Adoção – As mães

O livro Histórias de adoção: as mães, primeiro livro da trilogia escrita por Ana Amélia Macedo e Solange Diuana, trata da busca e do encontro de mães com seus filhos. São histórias de luta, de alegrias, de perdas e ganhos. As autoras colheram depoimentos de 13 mães adotivas que abordam assuntos como a decisão de adotar, a ansiedade da espera e o encontro com os filhos, a revelação da adoção e os preconceitos que cercam esse tema.

Autoras: Ana Amélia Macedo e Solange Diuana

Casais E Famílias Na Contemporaneidade – O Olhar Da Gestalt-Terapia Para Os Sistemas Íntimos

Um novo panorama se descortina com o lançamento deste livro. Ele vem completar uma grande lacuna na literatura referente aos trabalhos com sistemas íntimos na abordagem gestáltica no país, configurando-se como a primeira obra brasileira sobre o assunto nesta vertente. Escrito a quatro mãos, é composto de seis capítulos, sendo três capítulos de autoria de cada uma das autoras. Inicia com os fundamentos filosóficos e teóricos que dão sustentação ao trabalho com famílias e/ou com relacionamentos amorosos. Em sequência são apresentados casos clínicos embasados em conceitos gestálticos que deixam claro a pertinência da Gestalt-terapia na prática terapêutica com diferentes grupos íntimos, entre eles famílias com adolescentes e famílias com idosos. Discorre também sobre os conflitos gerados pelas práticas de poder em casais e famílias e o desafio da integração de polaridades no setting terapêutico. Indo além, traz contribuições no campo da experimentação na abordagem gestáltica, primeiro com um capítulo que apresenta intervenções nos sistemas íntimos através da exposição de alguns experimentos e, encerrando com um texto sobre o genograma na concepção de campo fenomenológico. Este é um recurso rico em trabalhos que envolvem cultura e transgeracionalidade, e que desponta na Gestalt com uma metodologia própria da autora.

Autoras: Daniela Magalhães da Silva e Teresinha Mello da Silveira

Dando Asas às Narrativas: o Encontro das Histórias de Vida com as Narrativas Literárias em Diferentes Contextos

Ao longo de seus 16 capítulos, este livro apresenta um coro de diferentes vozes, cada uma delas partindo de uma experiência singular – da prosa à poesia, do cotidiano da vida à literatura, do setting clínico à psicopedagogia, passando pela filosofia, terapia pela arte ou pela música – todas tendo em comum a contação de histórias como valiosa ferramenta para construir mundos e abrir portas para novas perspectivas e possibilidades. Cada um desses autores compartilha aspectos do multiverso de sua vivência como profissional e pessoa no mundo. Os diferentes relatos aqui apresentados não têm qualquer restrição de uso, tantos e tamanhos são os contextos possíveis para criar e oportunizar. Nas páginas deste livro vamos comprovar que a magia das narrativas não tem limites de idade e gêneros literários. Fiel a seu título, “Dando asas às narrativas” ousa provocar ressonâncias no leitor, convidando-o a juntar também sua voz – seja qual for o seu campo específico de atuação – na construção e transformação de novos mundos com o encanto das histórias, em seus mais criativos usos.

Autoras: Maria Inês de Freitas Bittencourt, Iandara David dos Santos (Autor), & 14 mais

Medicina Narrativa: A Arte Do Encontro

A importância das relações médico-paciente e medicina-literatura. A arte do encontro se faz presente quando entrelaçamos diferentes perspectivas diante de um mesmo interesse, de um mesmo chamado. Neste livro, convidamos pessoas especiais que sempre nos foram inspiradoras na nossa trajetória de vida pessoal e profissional. A Medicina Narrativa se tornou ponte para este encontro. Compartilhamos parágrafos e ideias que foram sedimentando a essência deste livro. Um livro que não é apenas teórico, mas que expressa, nas entrelinhas, o amor pelo que se faz e, principalmente, pelo ser humano que se assiste.

Autoras: Ana Luiza Novis, Fátima Geovanini, Lorraine Veran

O que os Olhos Leem, o Coração Sente

Com este seu primeiro livro de contos, a psicóloga Ana Luiza Novis realiza uma fusão entre as duas grandes paixões de sua vida – a Terapia Narrativa e a Literatura. Escritos numa linguagem envolvente e com belas ilustrações, os vinte contos reunidos nesta edição são verdadeiras fábulas, pertencentes a um universo encantado, repleto de magia e lirismo.

Autoras: Ana Luiza Novis (Autor), Mirella Spinelli (Ilustrador)

Reflexões Terapêuticas em tempos de pandemia

“Como você atravessa a pandemia?”
Este livro é resultado das conversas, pesquisas e reflexões de terapeutas de família que se organizaram em um grupo de apoio mútuo para enfrentar os desafios da covid-19.
Dessa troca afetiva e produtiva surgem relatos que entrelaçam a vida cotidiana, os desafios da clínica e da casa, as pesquisas e reflexões sobre vários temas palpitantes nesse tempo. Pandemia, pandemônio, medo da morte, luto, perdas e perdão, envelhecimento, intimidade, sexualidade, adoção, racismo, resiliência, relação com a natureza, amor e gratidão.
Nada que é humano nos foi indiferente.
Reunindo o melhor da nossa diversidade e das nossas afinidades, oferecemos ao leitor um panorama tão vasto quanto íntimo de como nós, 11 mulheres, nos demos as mãos para nos mantermos inteiras por esta travessia.
Este livro é o produto vivo da importância de um projeto em momentos difíceis.

Autoras: Suely Engelhard | Erica Cavour

O sentido do justo: por uma ética da mudança, o corpo e a presença

A vida em geral e a vida familiar em particular estão pontuadas por encontros e desencontros. Estes às vezes adquirem uma intensidade que, mesmo que de vez em quando se torne rotineira, assume outras vezes o caráter de microeventos de mudança. Nesses casos, apresentam-se dilemas e mesmo crises ético-morais, pois as normas estabelecidas, sejam éticas implícitas, sejam morais explícitas, não são facilmente aplicáveis. Qual é o recurso ético disponível nesses momentos de mudança quando seus roteiros não são adequados para seu propósito? O sentido do justo é, nessas circunstâncias, o que está disponível para dinamizar as normas com que tentamos guiar nossas vidas. O sentido do justo, segundo volume da trilogia O espectro e o signo continua a articulação das consequências de um enfoque crítico e poético da psicoterapia e nos apresenta a estética, a ética e a política da mesma, centrada na dimensão do sentido e na materialidade sensual e singular da existência.

Autor: Marcelo Pakman

Texturas da imaginação: além da ciência empírica e do giro linguístico

Numa época marcada pela preeminência seja da ciência, que supostamente descreveria a realidade empírica de forma direta e imediata, seja dos signos monopolizados pelos processos de significação que alcançaram um lugar central com o giro linguístico, as texturas da imaginação resgatam a sensualidade material do real, ignorada pelas abstrações reinantes nessas duas posições antagônicas. O trabalho da imaginação, ao promover a aparição do real como imagens que não são meras aparências, dá-nos a possibilidade de nos resgatar, ao mesmo tempo, das posições subjetivas a partir das quais mantemos insensivelmente às micropolíticas dominantes que dão forma ao mundo em que vivemos. Na imaginação, podemos nos tornar parte de eventos transformativos em que o real pulsa para ser mais do que é. Texturas da imaginação é o primeiro volume da trilogia O espectro e o signo, que articula de um modo clínico-teórico as consequências de um enfoque crítico e poético da psicoterapia. Sem deixar de lado a dimensão do signo, questiona sua identificação com os processos de significação a partir do giro linguístico que, desde a filosofia, estendeu-se à psicoterapia, cobrando uma primazia que lhe permitiu atuar como um refúgio ante a realidade vívida da existência em sua verdade histórica.

Autor: Marcelo Pakman

Livros recomendados