#TerapiaFamiliarHoje
Sempre que ouço a palavra mudança, sinto junto, uma sensação prazerosa. Muitas vezes penso: Ainda bem!
É um sinal que estou viva! Mas, nem sempre é assim,pois confesso, vem também um medo do desconhecido, que devagar, ganha formas diante de mim. De um jeitinho especial e delicado a vida frequentemente, nos convida a nos reinventar.
Me lembro de quando me casei muito nova, vim da minha cidade natal, Piquete, interior de São Paulo para Macaé, interior do Rio de Janeiro, muito maior, e, daí, para umas dez mudanças, até chegar ao Rio de janeiro, capital, onde me encontro até hoje.
Tais mudanças me proporcionaram novos caminhos, novos desafios, riscos e tropeços, mas também vitórias, mostrando que nem tudo em nossa jornada é permanente, o que me deu oportunidades no enfrentamento do que chegava e estava por vir.
Mas, se tudo está se transformando o tempo todo, como observou o grego Heráclito, o que torna- se impossível banhar-se nas mesmas águas de um rio, por duas vezes , tomei uma decisão importante para minha vida. Decidi sair da área jurídica (Advocacia) para me dedicar à Terapia Familiar. Resolvi me profissionalizar, e, fiz a especialização no CEFAI em Terapia familiar, e atualmente curso os últimos anos da Psicologia, além do curso de Terapia Narrativa e trabalho comunitário.
Junto a minha vida profissional, o tempo também passou na minha vida pessoal. Meu casamento ganhou mais intimidade, minhas filhas cresceram e se formaram, e resolvi que era o momento de olhar mais para mim e pelos meus interesses.
As coisas foram acontecendo de maneira mais equilibrada, com as portas se abrindo para que eu realmente me reencontrasse com meus interesses, chegado à conclusão que nunca é tarde para que alcancemos nosso verdadeiro objetivo de vida, independente da fase ou idade em que se esteja.
O que importa realmente é não perder o foco, nem a essência daquilo que moveu minha trajetória de vida.
Estou e estarei sempre aberta e preparada para novas oportunidades e conquistas.
Seja sempre bem vinda! Pode entrar!
Agradeço imensamente a ATF-RJ e ao CEFAI pela oportunidade de me conectar ao meu próprio caminho. Gratidão Sempre!
Patrícia Bonifácio
Terapeuta de família associada da ATF-RJ