Novembro Azul e a Saúde do Homem

Artur Motta – Terapeuta de Casais

 Mesmo com o advento das redes sociais e de outros meios de comunicação, o número de mortes por câncer de próstata, ainda hoje, é impressionante! 

Mas, ao mesmo tempo, a informação chega a muito mais pessoas, das mais variadas formas, inclusive utilizando o humor, como a campanha da Porta dos Fundos, que produziu um anúncio estrelado pelo ator Antonio Fagundes.

O pequeno vídeo causou muita controvérsia pelo modo direto, pela linguagem crua e pelas situações engraçadas que utiliza para se dirigir aos homens. Quando até mesmo os humoristas resolvem tratar desse tema e apresentar o assunto à sociedade, percebemos o quanto ele é sério…

 Em 2011, iniciou-se a campanha “Novembro Azul”, alertando os homens brasileiros para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer ampliaram esse alerta para se tornar o maior movimento brasileiro com vistas à saúde masculina.

            Segundo o site do Ministério da Saúde,

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

 É importante, ainda, controlar a pressão arterial, o açúcar e o colesterol, fazer exames de sangue e urina, atualizar a carteira de vacinas, além de verificar o tamanho da barriga e o índice de massa corpórea. Afinal, o descontrole do peso é um fator de risco.

 Somos a Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro e, como tal, precisamos ressaltar, também, a saúde mental do homem, tão importante quanto a saúde física.

 Destacamos, ainda, a importância da Família na conscientização dos homens que a constituem, convencendo os mais velhos a educarem os meninos e adolescentes, não só com palavras, mas através do seu exemplo, cuidando do seu corpo e da sua mente.

 Há alguns anos, perdi um tio muito querido para o câncer de próstata. Talvez eu tenha perdido meu tio para a desinformação e para o preconceito…Mas todos nós, os homens das gerações seguintes, passamos a estar mais atentos à nossa saúde, acreditando que podemos vencer essa luta sem tantas perdas.

**** *****

Site do Ministério da Saúde:  https://bvsms.saude.gov.br/novembroazulmesdeconscientizacaosobreasaudedohomem/

Anúncio da Porta dos Fundos:

https://www.google.com/search?q=antonio+fagundes+porta+dos+fundos&oq=at onio+fagundes+porta+dos+fundos&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqCAgBEAAYAxgNM gYIABBFGDkyCAgBEAAYAxgN0gEKMTQ5OThqMGoxNagCALACAA&sourcei d=chrome&ie=UTF8#fpstate=ive&vld=cid:68df9194,vid:iMmUh1BzxSs,st:0

Vídeos do Instituto do Câncer:

https://www.youtube.com/watch?v=F4eZ0b60pCY https://www.youtube.com/watch?v=A6OAztNUh1s

Vídeo do Postal da Saúde: