Meu nome é Zeneide Jacob Mendes, sou psicóloga e terapeuta da família.
Todo ser humano pode se conhecer, ocupar e desenvolver seu próprio espaço no contexto em que vive.
A ATF-RJ é o espaço dos Terapeutas de Família. A terapia familiar é uma visão que potencializa as pessoas e fortalece seu pertencimento. A ATF-RJ representa essa visão.
Sou formada pela PUC RJ onde participei de diversos atendimentos no IPA – Instituto de Psicologia Aplicada da PUC. Segui meu percurso estudando Bioenergética e Gestalt Terapia e me aproximei da Terapia de Família através de um grupo de amigos em Belo Horizonte.
Fiz meu curso de Formação na Núcleo Pesquisas RJ e todos os demais cursos e congressos nacionais internacionais oferecidos por essa Instituição.
Hoje sou Supervisora da Núcleo onde nos reunimos e debatemos casos clínicos e isso é um grande desafio.
Instruída por Moisés Groisman aprendi a Terapia Sistêmico Vivencial, um modelo de trabalho Breve brasileiro efetivo onde desenvolvi todo o meu interesse e estudo da Família como uma unidade Emocional e Unidade de cura.
Atualmente escrevo, dou workshops, cursos, supervisão e formação em minha clínica particular bem como atendimentos.
Me aproximei da Terapia Familiar numa tentativa de entender o desenvolvimento infantil e constatei que só poderia fazer isso incluindo o contexto familiar da criança.
É um trabalho que potencializa pessoas e os próprios terapeutas.
Quando comecei a estudar sistemas descobri que cada elemento da família tinha seu próprio instrumento de sobrevivência e que de alguma forma a orquestra – família – em alguns momentos precisava se afinar.
O terapeuta é o maestro que estuda e compreende o funcionamento da orquestra e de todos os instrumentos. Nesse sentido ele administra, ordena junto com todos os membros da família a melodia para que eles se afinem e promovam um som agradável.
O terapeuta é provisório – entra e sai do sistema – pois cada uma precisa ser responsável por conhecer sua própria capacidade e desenvolvê-la.
Estar com um grupo efetivo de terapeutas nos fortalece nessa trajetória onde trocamos experiências e experimentamos num contínuo laboratório interior.
Pertencer a família ATF-RJ nos ajuda a fermentar esse trabalho que tem um valor mais abrangente.
Ser parte da ATF-RJ por todos esses anos favoreceu muitos encontros, estudos e desafios para apresentar aquilo que fazemos em nossas práticas privadas e públicas.
Fazer parte da ATF-RJ é a oportunidade de desenvolver junto algo inovador e potente.
Uma terapia para o sec. XXI – século da inclusão e validação do outro nas nossas vidas.

Zeneide Jacob
Psicóloga – CRP 05/3447, Especialista e Supervisora em Terapia Familiar Sistêmica pela Núcleo Pesquisas RJ.